Letras que citam as partes do corpo promovem o autoconhecimento da criança
Para quem vai iniciar um projeto de musicalização em qualquer escola, é importante destacar que o primeiro contato com a música pode ser promovido por meio de atividades rítmicas utilizando o corpo, particularmente, palmas e pés, e ainda por meio de sons e gestos que chegam à criança. Esse tipo de atividade é muito mais simples, o que torna o início do projeto mais fácil. Além disso, as crianças, normalmente, assimilam mais rapidamente e adoram participar.
Como primeiras atividades, recomendam-se as que usam as palmas das mãos e os pés, porque são fáceis de assimilar e executar. Esse é o primeiro exercício sobre os compassos e os tempos em que as crianças, intuitivamente, vão perceber essa divisão.
Um detalhe importante, segundo o professor Thyaga, coordenador técnico do cursoMusicalização Infantil, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é o uso de instrumento musical. “Se você toca violão ou se tem alguém que pode acompanhar a atividade, você vai conseguir desenvolver a brincadeira de uma forma muito mais interessante”, afirma.
Depois das palmas e pés, que são atividades bastante lúdicas, podemos avançar mais um pouquinho, agora com uma atividade que as crianças adoram. As músicas treinam a coordenação motora e ao mesmo tempo promovem o autoconhecimento da criança em relação ao próprio corpo. Para esse tipo de trabalho as músicas devem citar partes do corpo, como olhos, orelhas, nariz e boca, e ao mesmo tempo as crianças precisam identificar nelas o que estão cantando.http://www.tecnologiaetreinamento.com.br