I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Plano de aula ,educação infantil.


Plano de Aula


1-     Recepção dos Alunos:
Receber os alunos e organizá-los em roda, oferecer maracas ou chocalhos para que eles acompanhem a música.
No caso do berçário os bebês que não sentam deverão ficar no bebê conforto.
Obs.: todos os professores e auxiliares também deverão estar com as maracás ou chocalhos para que os alunos possam tê-los como referência. Lembre-se de não “ajudar” o aluno a entrar no ritmo, respeite o tempo da criança.

2-     Música de acolhida:
Objetivos: Promover a socialização, a auto-estima e o desenvolvimento da coordenação rítmica.
A primeira música deverá citar o nome de cada criança, como estamos conhecendo os alunos nessa aula, pergunte o nome de cada criança e cante a música olhando carinhosamente para ela (sugestões de músicas na 3ª parte do livro ou no CD que acompanha o livro). Quando possível, o professor deverá acompanhar a música de acolhida com um violão ou teclado, caso contrário o professor poderá acompanhar com as maracás como os alunos.
Ver sugestão de música no CD ou DVD “Aulas de Musicalização”

  
3-     Canto / Expressão Corporal: Escolha uma música popular ou folclórica que estimule gestos para acompanhar a letra da música.
Nesta primeira aula sugerimos a música Marcha Soldado. Os professores deverão marchar marcando o tempo forte com os pés e tocando as maracas estimulando as crianças a fazerem o mesmo. As crianças do berçário que ainda não ficam de pé poderão ser carregadas no colo segurando as maracas, ou permanecer em seus lugares. Lembre-se que os bebês se desenvolvem muito bem apenas observando os professores.

4-     Atividade musical: SOM E SILÊNCIO
                Objetivos:
    -Contribuir para o desenvolvimento da consciência corporal da criança;
          -Descriminar Som e Silêncio

Material: para essa atividade utilizaremos um aparelho de som, chocalhos ou maracas.

1.      As crianças e os professores deverão se organizar em roda.
2.      Coloque uma música alegre para tocar, enquanto a música está tocando as crianças e os professores deverão acompanhar a música com os chocalhos. No caso do berçário os professores deverão incentivar os bebês a movimentarem os chocalhos. Após alguns instantes pausamos o som e nesse momento escondemos os chocalhos atrás do corpo. Nas primeiras pausas nem todas as crianças obedecem ao comando, mas você perceberá que aos poucos todas as crianças entenderão a proposta e farão alegremente o exercício.
3.      Conforme a idade das crianças você poderá aumentar o nível de dificuldade. Na segunda rodada peça que as crianças permaneçam de pé tocando os chocalhos, e durante o tempo de pausa elas escondem os chocalhos e se abaixam. Se você tem espaço, coloque um tapete no meio da sala e peça para as crianças dançarem tocando os chocalhos enquanto o som toca, no momento de silêncio peça para as crianças saírem do tapete e encostem em uma parede por exemplo.
     Essa brincadeira musical pode ser variada de acordo com a criatividade do professor, experimente brincar de vivo ou morto, estátua, etc.
     As crianças de todas as idades se divertem muito com essa atividade e embora possa parecer que as crianças estão apenas brincando, essa atividade ensina a criança a discriminar o som e o silêncio.

5-     Flauta Doce: Caso você opte por inserir o ensino de flauta (a partir de 4 anos), é nessa parte da aula que você deverá aplicar as lições.
Para o ensino de Flauta Doce sugerimos o Método “Minhas Aventuras com a Flauta Mágica”.

Antes de iniciarmos o relaxamento, todo o material utilizado durante a aula deve ser guardado, isso criará o hábito de organização nas crianças. Para tornar a tarefa mais agradável, cante uma canção que incentive as crianças a guardarem seus materiais.

6-     Relaxamento: Durante o relaxamento as músicas devem ser eruditas e possuir um andamento lento.

Tema: “O nascimento de uma plantinha”
Organize as crianças deitadas no chão (sobre um tapete confortável), oriente para que elas fiquem na posição do útero da mãe (como uma sementinha de feijão), ao iniciar a música comece narrar a historia de uma plantinha nascendo a partir da semente. Diga que você é a chuva e ande pela sala tocando nas crianças, a cada toque uma parte da plantinha (os bracinhos, as perninhas, etc.) vai nascendo. As crianças irão lentamente abrindo os bracinhos, perninhas, cada parte do corpo, aos poucos vão se levantando até se tornarem uma planta adulta (nesse momento elas já estarão de pé.
No berçário os bebês deverão permanecer deitados, e os professores vão estimulando seus movimentos.
Veja essa aula de relaxamento no DVD “Aulas de Musicalização”
Outras opções para o relaxamento você poderá encontrar na 3ª parte do livro.

7-     Música de despedida: A música de despedida deve ser curta e repetida durante todo o ano. Ela deve sinalizar o término da aula e criar expectativa para a chegada da próxima aula.

Um comentário:

  1. Boa tarde Sr. RAFAEL, vc plagiou meu material que está protegido por leis e registrado na biblioteca nacional. Quando copiamos um material devemos colocar a fonte, e vc não fez isso. Espero receber um pedido de desculpas por e-mail e que você retire esse material do ar ou cite a fonte, pois essa sua atitude irresponsável me causou um problema muito sério e caso essa situação não seja revertida eu entrarei com um processo por danos morais contra sua pessoa.
    Mariana SAbbag
    marianasabbag@hotmail.com

    ResponderExcluir